ENTREM......COMENTEM......ENTREM......COMENTEM......ENTREM......COMENTEM......ENTREM......COMENTEM......ENTREM......COMENTEM......

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

É ERRADO DANÇAR???

Qualquer um sabe que os Adventistas do Sétimo Dia NÃO DANÇAM...
Mas esse é um assunto que ainda causa uma certa polêmica entre os jovens de nossa igreja, vejamos o que a palavra de Deus e o Espírito de profecia dizem sobre o assunto:

A Bíblia tem apenas 27 versos que mencionam diretamente a dança. A partir deles já da pra compreender que atitude deve estar por trás da dança. Em Sl 150: 3-5, diz:
"Cantem glória ao Senhor com trombetas, com harpas e liras! Cantem glória ao Senhor com tamborins e danças, com instrumentos de corda e flautas! Cantem glória ao Senhor com címbalos de som bem forte e puro!"
Esses versos obviamente falam da dança como um meio de louvar a Deus, não da dança que vemos hoje, cujo único objetivo é incitar a sensualidade, ou o falso louvor, baseado em agitação e barulho, que apenas perverte o culto, afastando o Espírito de Deus.

MAS O REI DAVI NÃO DANÇOU???

SIM, dançou, mas é preciso ter uma compreensão sobre o contexto para poder ter todo o entendimento, vamos ver a cena...
HISTÓRIA:
A arca do concerto estava voltando para Jerusalém, ela havia sido levada já fazia muitos anos, a multidão louvava a Deus ao som de trombetas e tamborins. Davi, rei de Israel, não vestia os trajes reais. Ao invés disso, ele dançava diante da arca do concerto vestido com uma estola sacerdotal de linho branco.
EXPLICAÇÃO:
Naqueles dias, quando um exército capturava tropas inimigas, era costume forçar um ou mais cativos a dançar alegremente diante do Rei vitorioso. Isso simbolizava submissão e humilhação na presença do Rei.
Dessa forma, quando Davi dançou diante da arca, ele queria que todo Israel reconhecesse que ele era cativo de Deus e estava demonstrando submissão e humildade ao Rei do universo.

Texto do Espírito de Profecia:

Dança:

"A dança de Davi em júbilo reverente, perante Deus, tem sido citada pelos amantes dos prazeres para justificarem as danças modernas da moda; mas não há base para tal argumento. Em nosso tempo a dança está associada com a extravagância e as orgias noturnas. A saúde e a moral são acrificadas ao prazer. Para os que freqüentam os bailes, Deus não é objeto de meditação e reverência; sentir-se-ia estarem a oração e o cântico de louvor deslocados, na assembléia deles. Esta prova deve ser decisiva. Diversões que tendem a enfraquecer o amor pelas coisas sagradas e diminuir nossa alegria no serviço de Deus, não devem ser procuradas por cristãos. A música e dança, em jubiloso louvor a Deus, por ocasião da mudança da arca, não tinham a mais pálida semelhança com a dissipação da dança moderna. A primeira tendia à lembrança de Deus, e exaltava Seu santo nome. A última é um ardil de Satanás para fazer os homens se esquecerem de Deus e O desonrarem." - Patriarcas e Profetas, pág.707

DANÇA E RUÍNA

Antes de os israelitas cruzarem o Jordão, muitos deles foram seduzidos por mulheres moabitas (veja Números 25). Como parte de seu envolvimento, os homens participaram de atos de perversão que incluíam a dança. A dança promovia excitação sexual de modo inadequado. A Bíblia diz: "a ira do Senhor se acendeu contra Israel" (Núm. 25:3). Deus deu instruções a Moisés para que matasse os que haviam participado desses eventos. Depois de tudo acabado, vinte e quatro mil israelitas foram mortos. Foram mortos por que dançaram? Não. Morreram porque aquele tipo de comportamento inapropriado levou a ações indecentes e inaceitáveis diante de Deus.






2 comentários:

  1. sou adventista e ganhei um jogo chamado just dance 4 e queria saber se é errado joga-lo.
    por favo me responda !!!

    ResponderExcluir
  2. Não. Meu diretor de clube tem e nos deixa jogar. Agora não se pode dançar músicas obscenas como funk

    ResponderExcluir